sábado, 14 de novembro de 2009

O "cume" da Estabilidade


Essa semana eu li um texto sobre estabilidade - a busca constante de todo ser humano em alcançar um padrão pré-determinado de vida (conjugal, familiar, profissional, espiritual etc).

Planejar a própria vida e desejar estabilidade é algo bom, e acredito eu, saudável. Todos nós temos os nossos sonhos e, a medida que os concretizamos, nos lançamos na corrida pela conquista de outros tantos, que permeiam nossa mente.

O problema que tem se apresentado, resultado dessa busca insesante, é que muitos estão adoecendo porque não têm conseguido chegar naquele ponto da vida que consideram o ideal:
- Não consegui encontrar minha alma gêmea ...
- Casei, mas meu casamento não é o como esperava.
- Não consigo ter filhos!
- Queria comprar um carro novo ...
- A promoção no trabalho não sai nunca!
- Eu queria mesmo era aquela casa do jardim grande ...
- Falta alguma coisa, mas não sei o que é!

Assim, o batalhão de frustrados só cresce...
É um número incalculável de pessoas doentes por não conseguir atingir o cume da montanha, ou como eu li no texto " o fim do arco-íris: quanto mais você persegue, mais ele se distancia."

Enquanto sobem a montanha, ou caminham a procura do pote de ouro, deixam de experimentar os passos que estão dando.

Será que ao chegar "lá" estarão realmente satisfeitas?
Será que aquelas que alcançarem essa tal estabilidade, mesmo em detrimento de ter um casamento de aparências; um trabalho que não lhes realiza mas paga bem; uma casa grande e cheia de bens mas que não representa o "lar doce lar" dos sonhos de ninguém, ainda assim ficarão felizes?
E melhor, será que estabilidade é algo que você alcança?

Estamos em constante mudança.
Inúmeros pensamentos nos ocorrem o tempo inteiro.
Queremos uma coisa e daqui a pouco queremos outra.
Somos criaturas estáveis por um dia ou dois, depois queremos mais, e podemos tentar permanecer na mesma, mas não podemos evitar que novas oportunidades apareçam e nos impulsionem a mudar denovo.

É uma constante ... uma constante transformação.
Eu acho que isso faz parte dos planos de Deus.

Isso não quer dizer que não podemos ser felizes e estáveis em determinadas áreas de nossas vidas, as quais não trocaríamos nem mudaríamos em nada.
Tenho certeza de que assim como existem os que ainda perseguem a tal, alguns de nós nos alegramos com a vida que construímos e com a qual fomos agraciados. Estamos satisfeitos com muito do que já aconteceu mas, talvez existam algumas pendências.

Acho que Estabilidade só na Eternidade; quando finalmente, depois de transformados e moldados segundos os padrões do Nosso Pai, e não os nossos próprios, descansaremos e viveremos satisfeitos em Sua permanente presença.
Aí sim, de uma vez por todas, nos sentiremos completamente realizados.



p.s.: Texto "Em busca da estabilidade" em
http://br.noticias.yahoo.com/s/12112009/48/entretenimento-busca-da-estabilidade.html
p.p.s.: Foto em http://petmag.uol.com.br/e/caes/racas/cao_da_montanha_dos_pireneus/04.jpg

3 comentários:

Somebody!!! disse...

Engraçado...sempre que estamos viajando, só temos nos olhos voltados para aonde queremos chegar e perdemos a oportunidade de contemplar a paisagem do "caminho". Tenho me dado conta de que, melhor do que estar sentado no banco do motorista da minha vida, é permitir o senhor me guiar enquanto me deleito no banco do passageiro com tudo o que esta a minha volta...não vou dizer que é fácil,mas é melhor do que ficar dando voltas e mais voltas sem sair do lugar...adorei o texto!

Anônimo disse...

Belíssimo post, meus parabéns!

Viver a vida, tema de novela da Globo, é o que tem faltado para todos nós...

Clara Viegas Miranda disse...

Precisamos aprender a viver e confiar em Deus. Acho que quando conseguimos entregar tudo nas mãos Dele, por mais instáveis que sejam nossas emoções e as situações da vida, ele nos protege e conduz e assim há um pouso, um chão para nós.
'Ensina-me ó Deus a contar os meus dias para que eu alcance um coração sábio' - Salmo 90:12.