terça-feira, 3 de junho de 2008

Dona-de-casa não faz nada?


Será que por que eu sou Dona-de-casa as pessoas acham que eu não faço nada?

Todos os dias quando acordo (não tenho mais o tempo que passou...) e levanto pra fazer nosso café da manhã, caminho lentamente em direção a cozinha com uma pilha de pensamentos sobre os ombros. Ás vezes, os pensamentos ainda estão dormindo, mas as pernas respondem aos anseios da minha personalidade, um tanto quanto orgulhosa, e me puxam para fora da cama me lembrando que, ao menos no trabalho doméstico, eu preciso ser perfeita (e olha que eu estou muito longe disso).

Café da manhã pronto, marido alimentado. Tenho tanta coisa pra fazer que não sei por onde começar.
- Eu devo arrumar a cama? Eu bem que poderia deixá-la desarrumada hoje ... ninguém vai ver, ninguém vai saber, não vai sair no jornal e eu não vou ser condenada por causa disso ... mas que tipo de Dona de casa eu seria se não arrumasse a cama?

Você deve estar pensando: Que tipo de pessoa se preocupa com isso? Que falta do que fazer!
Me entenda por um instante: Eu sou dona-de-casa e gosto de ter uma casa bem arrumada.

Então mãos à obra! Arrumo a cama, recolho a roupa do varal, dobro-a toda, guardo. Lavo a louça, seco. Passo aspirador na casa, guardo nossos pertences (que parecem criar pernas e se espalharem pela casa 'sozinhos') e pronto!

Pronto? Que pronto que nada!

Vou cozinhar, vou colocar a roupa de molho (entenda que existem peças de roupa que não devem ser lavadas na máquina), vou acessar meus sites preferidos, ler as últimas notícias, me informar. Eu sou Dona-de-casa mas sei o que acontece no mundo! Baixar meus emails, e tentar não acumulá-los (o que é quase impossível, devido a enxurrada que me chega, quase diariamente, frutos das listas de discussão nas quais estou cadastrada e dos spans que não precisam de cadastro algum).

Roupa de molho, comida feita, cozinha limpa e começo a estudar.
Estudar?
É, estudar! Eu sou dona-de-casa mas não desisti de aprender.

O telefone toca algumas vezes, eu atendo.
Pego a correspondência. Saio para fazer algumas compras (leia-se pão, leite, queijo, frutas ... não são aquelas compras divertidas que você podia estar imaginando).
Entre uma tarefa e outra eu paro e me alimento. Sim! Eu também preciso comer. Sempre numa correria, mas fazer o quê?

Três vezes por semana vou a academia levantar peso. É! Não é fácil! Eu sou dona-de-casa mas também sou esposa e amante (calma! De um homem só!) e meu marido merece ter uma mulher auto-confiante, disposta e bem-cuidada. Volto pra casa, volto à cozinha. Jantar feito, banho tomado, marido alimentado.
Acabou?
Não!
Lembra da roupa que estava de molho?
E da louça suja depois da nossa última refeição?

Sentamos em nossas confortáveis poltronas, assistimos o Noticiário. Conversamos sobre o nosso dia, rimos juntos, namoramos. Parece que, finalmente, meu expediente chegou ao fim.
Agora minha tarefa é outra. Aliás, essa tarefa eu não preciso fazer sozinha, essa eu faço muito bem acompanhada!


p.s.: Fotinho tirada de http://sayrakidos.fotosblogue.com/16431/Grande-cozinheiro/

3 comentários:

luisa.luledesma disse...

Ola....
Por incrivel que pareca , eu dona de casa tbm tenho estes conflitos (internos e externos).Quando vou preencher uma ficha penso...estudante ou do lar.Arrrrh detesto esta opcao.Mas como dona de casa me sinto realizada.Apesar de estudar tbm , nao deixo de querer sempre ser uma dona de casa melhor .Um beijo e parabens por assumir esta opcao.
PS/Apesar de dona de casa ser tudo ( eletricista , encanador , motorista ...) meu teclado deu pau como pode notar no texto e isso nao consigo arrumar..., nao consegui meu diploma de tec. de informatica da minha casa,hihihihihi!

luisa.luledesma disse...

Parabens!
Ser dona de casa nao e tao raro assim , raro e encontrar quem goste e se orgulhe desta tarefa tao gostoza...cuidar da familia e de sua casa.Tbm estudo e sou dona de casa.
De vez em quando entro em conflito com as fichas que vira e mexe preenchemos.Devo colocar-Do lar ou Estudante?Do lar que estuda?
Bom ,conflitos a parte, adoro todo o montande de coisas que tenho a fazer todos os dias.Acordo antes de todos, e volto para cama bem depois que todos ja foram se deitar.Mas amo o que faco.
Assumir o que muitas mulheres nao tem coragem de assumir- seu instinto mais do que feminino de ser a DONA DE SUA CASA talvez seja o principio de um resgate que nossa sociedade precisa.Um beijo.

Cleo disse...

Nossa me senti normal lendo esse artigo, por que muitas pessoas até da minha familia mesmo acha que não faço nada, e como isso me chateia.... por que não trabalho "fora".... que coisa não, isso por que tenho 2 crianças, vendo natura , vendo lingerie, faço faculdade, lavao passo , cozinho... e acham que tenho uma vida de rainha!!! Acho que eles não sabem o que é vida de rainha!!! Socorro.....Cleonice cidade de Salto